Para treinadores

Conheça o passo a passo para atender atletas à distância

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O mundo digital garantiu inúmeras possibilidades para manter o ritmo e contato na palma da mão, desde ligações para pessoas distantes em segundos até utilizar aplicativos para suas funcionalidades do dia a dia. Hoje está mais fácil conciliar suas tarefas com a internet. E isso não mudaria no mundo esportivo, pois os treinos on-line estão crescendo cada vez mais, chamando atenção de muitos atletas e treinadores mesmo antes da pandemia do COVID-19.

Como impacto, saber manusear os treinos de acordo com uma demanda que não seja outdoor, está sendo um desafio para muitos treinadores, o que leva ao surgimento das dúvidas de como atender atletas à distância. 

Para ajudar nesse processo, vamos explicar como atender esses atletas e quais as dicas para crescer o seu negócio para assim expandir a sua rede e evitar a rotatividade de atletas na sua assessoria.

O que é um atendimento de qualidade?

Sempre quando alguém compra um serviço, seja pessoalmente ou não, a forma que o negócio conversa com a pessoa é um fator para a fidelização do cliente, sendo assim, não é nenhuma surpresa que escutá-lo e fazer com que ele se sinta à vontade são alguns dos diferenciais para aplicar na sua marca.

Isso garante que você crie uma linha de raciocínio da sua comunicação, melhorando seu marketing e o relacionamento com o cliente, nesse caso o atleta.

Inserindo todas as características citadas no mundo esportivo, o que seria o atendimento de qualidade? A questão ainda tem uma resposta subjetiva, então é preciso analisar o seu público para chegar a esta resposta.

  • O atleta gosta de atendimento individual?
  • É de conversar bastante? 
  • Ele é curioso e gosta de tudo nos mínimos detalhes?

Respondendo essas e outras questões é possível analisar como atender atletas à distância com qualidade. Isso garante uma personalização, além de ter o conhecimento de quais canais serão usados para você se comunicar com a sua base. De nada adianta saber que eles são ocupados e gostam de ler, porém ligações semanais são importantes para explicar os processos.

Ter o mapeamento de perfil é o que garante um atendimento de qualidade, então fique esperto para ter contato com seus atletas, garantindo que eles sejam fidelizadores da sua marca e não serão passageiros. Assim, sua assessoria cresce trazendo alguns benefícios através do bom atendimento, como:

1. Proximidade com o atleta

Ao ter um atendimento de qualidade, seu atleta estará mais próximo de você e da sua assessoria, pois a personalização irá cativar no engajamento e na relação que tem com o esporte. Ainda, é possível que, além de virar referência no mercado esportivo, você treinador se torne uma inspiração para a sua base!

2. Atleta ativo e presente

Outro fator importante é a presença do atleta, ele não será apenas um número a mais na sua assessoria, mas alguém que esteja presente e ativo nos treinos, que não tenha medo de perguntar e tirar dúvidas, além de ficar confortável em estar participando do nome da sua assessoria.

3. Satisfação do atleta

Também conhecida como satisfação do cliente, esse é outro fator que será benéfico para você treinador ou assessoria, pois a satisfação, além de garantir um elo e melhorar a comunicação da marca, faz com que ela seja referência e inspiração para o mercado esportivo, como foi anteriormente citado.

Sendo assim, investir em qualidade de serviço e saber como atender atletas à distância irá alavancar os seus negócios, podendo ser uma grande vertente da sua assessoria, além dos treinos presenciais!

Como atender atletas à distância?

Independente se o atendimento com o atleta for à distância, é extremamente necessário tomar alguns cuidados, haja visto que o contato on-line costuma ser mais restrito. Para isso, boas práticas podem ser feitas para evitar descuidos e fornecer um atendimento de qualidade.

1. Personalize todo o atendimento

Ter empatia no momento em que estiver atendendo o atleta é essencial, então saiba informações básicas sobre a pessoa no momento, pois assim conseguirá suprir as demandas dela. Chame-a pelo nome, evite respostas prontas e tome o tempo necessário para que não haja dúvidas.

Além disso, abra espaço para perguntas, enfatize que está disposto mesmo sendo um atendimento on-line e que a assessoria está ali para ela conseguir atingir seus objetivos, então o contato individualizado vai além da prescrição de planilhas.

2. Use a linguagem adequada 

Saber como o seu cliente pensa e fala é importante para estar próximo no momento do atendimento, sendo assim, usar a linguagem ideal para aquele perfil é importante para compreender o que ele deseja, sabendo deixar claro aquilo que será dito. Isso traz mais proximidade com a sua assessoria, por exemplo, além de estar ‘igual para igual’.

Sua conversa fica mais fluida, além de transformar algo que poderia ser muito técnico ou informativo em uma conversa casual. Tudo isso vale para os diversos canais, seja e-mail, mensagem de texto e afins. Isso garante uma aproximação, podendo enviar conteúdos mais personalizados ou alguns recados com diferenciais, como um gif, por exemplo.

Aqui também é um momento de persuasão, então use a linguagem adequada para fidelizar o seu cliente para que ele seja um promotor do seu serviço.

3. Converse com seus atletas

Ligado ao tópico anterior, é necessário ter uma conversa com a sua base e ver o que cada um precisa, quais são as expectativas com os treinos e se desejam ter algum resultado, como qualidade de vida ou uma possível performance.

É importante estar atento aos desafios que cada um deseja alcançar, então ter isso claro em facilita para que seu trabalho não seja um desafio.

Além disso, a conversa vale também para saber como anda a rotina do atleta, se a sua vida está bem, se precisa de apoio ou também se ele tem algum feedback em relação ao treinos. Sendo assim, invista na conversa e não deixe que as pessoas da sua assessorias fiquem com expectativas que não serão cumpridas.

4. Supere as expectativas do atleta

Conversando com tudo que já foi dito, superar as expectativas é entregar tudo o que foi citado, mas sempre tentar fazer um pouco mais. E isso vale também para entender o atleta, pois ele também espera sempre ter algo a mais.

É um diferencial ter esse ânimo e quebra de expectativas, pois fica na memória da sua base os motivos pelo qual cada um deve permanecer na sua assessoria. Uma ressalva é que isso não precisa acontecer o tempo todo, mas você pode tentar manter uma frequência.

Dentre as superações, algumas ações que podem ser feitas:

  • Responder as mensagens de forma rápida, contudo sendo claro e objetivo
  • Mostrar empatia e interesse pelo que o atleta diz
  • Estar aberto e acolher os feedbacks que receber

5. Use as ferramentas adequadas

Por fim, a dica que fará você ter um atendimento de qualidade é investir na ferramenta correta para personalizar e individualizar cada atendimento que terá. Uma boa escolha é a plataforma Treinus, que entrega resultados para treinadores e assessorias através do seu aplicativo, podendo fazer planilhas personalizadas e receber feedbacks dos alunos.

Melhore o seu negócio!

Essa foi uma breve explicação sobre atendimento de qualidade e como atender atletas à distância. Espero que tenha ficado claro a importância e quais são alguns dos passos para otimizar o seu serviço e entregar mais resultados.

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