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Alimentos ricos em proteína para substituir a carne

Alimentos ricos em proteína para substituir a carne

Alimentos ricos em proteína para substituir a carne
Este texto te ajudou?

Carnes são uma excelente fonte de proteína e também contribuem para uma alimentação saudável.

Mas, você sabia que mesmo sem a presença deles no nosso prato é possível sim manter uma dieta equilibrada e saudável. Aqui no blog você pode encontrar 10 dicas indispensáveis sobre alimentação saudável.

Se interessou? Nesse texto iremos apresentar opções de alimentos ricos em proteínas para além das carnes.

6 alimentos ricos em proteínas

Quinoa.

A quinoa é um tipo de grão originário da região dos andes. Ela tem como componentes todos os aminoácidos essenciais, ou seja: esse alimento contém todos os componentes que nosso corpo não consegue produzir, mas que precisamos adquirir através da alimentação. Além disso, a quinoa contém carboidratos com baixo índice glicêmico. Isso faz com que ela seja ideal para quem deseja manter o peso ou mesmo para pacientes que sejam diabéticos.

Tofu.

O tofu vem ganhando cada vez mais lugares nas prateleiras dos supermercados. Assim como acontecem com os outros derivados de leites vegetais, o tofu é uma ótima alternativa a carne. Existem também tipos de tofu com sabores e isso ajuda muito na elaboração de pratos distintos. Já o tofu neutro é excelente para cozinhar, já que ele permite que a agente mesmo de a ele o sabor de nossa preferência. Além das proteínas, o tofu é um alimento que oferece uma fonte rica em cálcio.

Produtos derivados da soja.

A soja é o alimento mais comum dentre as opções vegetarianas. O grão pode ser encontrado nas prateleiras em diversos formatos. A soja ficou tão popular como alimento para substituir a carne devido ao seu grande valor proteico. Os hambúrguer, comidas asiáticas por exemplo contém soja e são ótimas fontes de proteína.

Quando bem preparados alimentos de soja podem conter mais de 10 gramas de proteínas. Um hambúrguer de soja, por exemplo, pode perfeitamente substituir o hambúrguer comum de carne vermelha.

Para quem deseja substituir a carne pela soja basta escolher dentre a variedade de produtos disponíveis que são derivados e elaborados com a soja como elemento principal.

Legumes em grãos.

Entre todos os legumes existentes todos os grãos se apresentam como uma ótima fonte de energia. Lentilhas, grão de bico e feijão branco possuem uma quantidade grande de proteínas e podem perfeitamente substituir a carne.

Você pode utilizar esses ingredientes para fazer muitos pratos: hambúrguer de lentilhas ou mesmo croquetes

Os feijões podem conter entre 4 e 5 gramas de proteína, já as lentilhas chegam a ter 2 gramas.

Chía

Mesmo sendo muito pequenas, não se engane: a chia é uma ótima fonte de proteína além da carne. Por isso, as sementes de chia são um alimento que apresentam grandes benefícios.

A proteína presente nessas sementes é completa, ou seja: tem alto valor biológico. Ou seja: com a chia você pode obter uma porcentagem muito boa de aminoácidos essenciais que são tão necessários (ou até mais) que os presentes na carne, ou no leite, por exemplo.

Outros alimentos que possuem alto índice de proteínas são Grão de bico, amendoim, sementes de abóbora, amêndoas, pistache e algas. Viu só?! Seja lá qual for o  motivo que te faça querer substituir a carne você poderá encontrar ótimas fontes de proteínas para equilibrar sua alimentação.

Não se esqueça que qualquer tipo de mudança alimentar deve ser feita com acompanhamento profissional, e que algumas vezes pode ser necessário algum tipo de complementação ou suplementação.

Ovos

O ovo é um dos melhores alimentos para substituir a carne e chega a ter até 9 gramas de proteína, além de vários nutrientes e uma boa quantidade de vitamina B12 (encontrada principalmente em alimentos de origem animal).

Vale a dica quanto ao modo de preparo: não faça ovos fritos em muito óleo nem muito bem passados. O ideal é cozinhar o ovo durante três a quatro minutos, para não saturar as vitaminas presentes nele. 100 gramas de carne vermelha (crua) têm a mesma quantidade de proteína que dois ovos.

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