Alimentação

Saiba o que são alimentos remosos e confira as opções que você deve evitar!

single image

Tudo na vida precisa de equilíbrio, e o mesmo é necessário na alimentação, pois o corpo depende de bons hábitos saudáveis e o que comemos vai interferir diretamente no nosso bem-estar. Ou seja, consumir alimentos processados, refinados e com altas taxas de gordura sem moderação podem causar muitos impactos negativos no organismo. Conhecidos como alimentos remosos, é muito importante ficar atento nessas comidas.

E um dos principais fatores para isso é: esse grupo de alimentos acaba prejudicando a cicatrização de pele, além de poder causar um certo nível de inflamação, então se você passou por algum procedimento no corpo, está em pós-operatório ou apenas colocou um piercing, fique atento no que deve evitar no seu cardápio!

O que são alimentos remosos?

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins. Ou seja, são aqueles alimentos que podem ter excessos de substâncias ou são de fácil consumo, como enlatados, salsichas, presunto, batata frita e as infinidades de produtos industrializados.

E por que é importante ressaltar esse grupo de alimentos? Quem está passando por recuperação da pele por qualquer motivo, normalmente sofreu um corte nela, ou seja, terá uma inflamação localizada e será necessário passar por uma cicatrização para reparar o tecido lesionado.

Sendo assim, para que ocorra de forma saudável, é necessário reforçar a ingestão de nutrientes que facilitem a regeneração das células, então, para que isso seja eficaz, os alimentos remosos devem ser deixados de lado em um primeiro momento.

E não pense que apenas cirurgias sérias ou feridas graves devem ter esse cuidado. Se você acabou de fazer uma tatuagem ou colocou um novo piercing, o cuidado é o mesmo, afinal, sua pele está passando pela cicatrização.

Lista de alimentos remosos

Agora que você sabe o que são alimentos remosos e já tem ideia do que pode começar a evitar, veja logo abaixo as opções que devem ser deixadas de lado:

1. Carboidratos refinados

Esse grupo de alimentos são os que mais estão presentes na rotina de muitos, então, para começar a cuidar do corpo e evitar inflamações, remova os carboidratos refinados que são: açúcares, refrigerantes, alguns pães com excesso de glúten e por assim adiante.

O consumo dos refinados em excesso no dia a dia pode prejudicar a cicatrização e até piorar feridas já existentes, sendo assim, busque por opções mais saudáveis que derivam os nutrientes a partir de grãos integrais.

2. Embutidos 

São os famosos enlatados ou em conserva, de fácil consumo ou que já estejam pré-cozidos para comer. Nesse caso, você deve evitar salsicha, linguiça, presunto, mortadela e a infinidade de alimentos embutidos que existem no mercado.

3. Fast foods 

Considerados alimentos ultraprocessados, os fast foods são opções rápidas e cheias de químicos e conservantes, então além de atrapalhar a cicatrização da pele, são altamente calóricos. Se deseja uma alimentação saudável e uma boa recuperação, remova este item do seu cardápio!

4. Alimentos ricos em gordura 

Deixe de lado as frituras, derivados do leite integral ou que sejam processados, como o queijo prato. O excesso de óleo e gordura dificulta a cicatrização, então não sobrecarregue seu organismo comendo besteira.

5. Carne suína

Grande parte dos alimentos que tem a origem do porco possui um grande potencial inflamatório, então mesmo que seja um gosto pessoal consumir esse grupo de carne, evite pelos próximos dias para o seu corpo conseguir ter a devida recuperação.

Para entender melhor sobre o processo de cicatrização e o motivo de evitar os grupos de alimentos acima, veja o vídeo abaixo:

Como substituir os alimentos remosos?

Parece que grande parte do cardápio foi retirado para ter uma boa recuperação, mas não fique preocupado, pois existem diversas opções que irão substituir os alimentos remosos e ainda ajudar na cicatrização e evitar a inflamação da pele. Você pode comer, por exemplo:

  • Feijão.
  • Lentilha.
  • Grão-de-bico.
  • Demais leguminosas

As opções acima são fontes excelentes de fibras e proteínas, então além de te deixar com uma alimentação saudável, garante uma ótima cicatrização. Para acrescentar mais alimentos que irão ser benéficos na rotina, você pode optar por:

Nas opções acima, você garante carboidratos e gorduras de qualidade, então não pense que ficará apenas nas restrições. Ainda é possível substituir alguns alimentos, então se gosta de açúcar, diminua a quantidade de consumo e troque pelo demerara ou mascavo. Se o chocolate é um doce presente na sua vida, deixe o ao leite de lado e pegue um com pelo menos 50% cacau (meio amargo).

Por fim, não esqueça de outros hábitos saudáveis para melhorar a recuperação do corpo:

Assim, você garante um cuidado total com seu corpo e não terá problemas no futuro. Espero que tenham gostado do conteúdo!

E para artigos semelhantes, não esqueça de assinar a nossa newsletter!

2 Comentários
  1. Victor Côrtes 2 mesesatrás

    Alimentos específicos e os efeitos na cicatrização devem ser consultados por um profissional!

  2. Gerson Morais 2 mesesatrás

    Não consta nesta relação de alimentos remosos o camarão, crustáceos e polvo . O que me diz a respeito deles?
    Agradeço se puder responder

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados