Alimentação

Conheça agora mesmo 25 alimentos que aumentam a imunidade!

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Aliado ao bem-estar, o controle da alimentação é essencial para manter o organismo funcionando de forma adequada. Sendo assim, entender o modo de defesa do corpo é importante para saber como é feita a sua proteção. O sistema imune é o responsável por barrar agentes invasores no nosso organismo, contudo, existem alimentos que aumentam a imunidade e ajudam a reforçar essas defesas.

A natureza oferta uma variedade de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade do nosso organismo. Uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, frutas, legumes e verduras é essencial para o funcionamento desse sistema que garante qualidade de vida e menos problemas de saúde. 

Para te auxiliar sobre o assunto, separamos 25 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade!

O que é sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos responsáveis pela defesa do organismo contra patógenos (agentes invasores) e células alteradas (cancerígenas). Ele regula a homeostase do corpo, ou seja, biologicamente falando, garante o equilíbrio corporal e também faz a maturação das células. 

Quando o corpo precisa defender o organismo contra agentes invasores (como vírus, bactérias e afins) ou substâncias estranhas, ele irá buscar por mecanismos para combater esses “vilões”.  Assim, a ferramenta natural que vai entrar em ação é o sistema imunológico, que é o responsável por esse processo de defesa. O sistema também protege o organismo contra o câncer, pois consegue detectar células adversas (mutantes) e as destruir.

A imunidade, ou seja, a capacidade do nosso organismo de se proteger contra esses agentes invasores, pode ser dividida em duas partes: a inata e a adquirida.

Ambas têm a mesma função, que é defender o organismo, contudo, existem diferenças. A imunidade inata leva este nome pois é natural. Ela é caracterizada por ter uma resposta ampla, porém pouco específica, pois não foi desenvolvida diretamente para atacar os agentes invasores. Todos nascem com esse mecanismo.

A adquirida, como diz o próprio nome, indica que ela precisa ter contato com o agente, sendo assim, o corpo é exposto ao patógeno para criar os anticorpos, gerando  uma resposta mais lenta, porém específica. Um exemplo desse funcionamento é a vacina, que age da mesma maneira.

A imunidade alta ajuda na prevenção de diversas doenças como: gripes e resfriados, herpes, infecções, otites, amigdalite, estomatite e até mesmo o câncer. Uma boa alimentação aliada à atividade física são ferramentas indispensáveis para quem busca por melhoria na defesa do corpo, na saúde e no bem-estar.

Como melhorar o sistema imunológico?

Existem inúmeras maneiras de melhorar o desempenho do sistema imunológico que vão desde estar com a carteira de vacinas em dia, até controlar o consumo de bebidas alcoólicas. Para te ajudar, separamos 3 dicas básicas:

Pratique atividades físicas

Manter o corpo ‘acordado’ é uma forma de ajudar o sistema imune, pois você sai da inércia e não fica no quadro de sedentarismo. É importante saber que existem células específicas (como os linfócitos, responsáveis pela fabricação de anticorpos no sangue e pela destruição dos invasores) que têm um aumento em sua taxa com a prática de exercícios. 

Além de amenizar o estresse e ajudar a ganhar qualidade de vida, os exercícios podem ser feitos em casa e em pouco tempo a resposta de defesa do seu corpo aumenta. Ou seja, siga as indicações básicas da OMS de praticar, pelo menos, 150 minutos semanais de atividades físicas.

Abandone o estresse

O estresse gera preocupação e traz emoções negativas para o nosso dia a dia, além de ser também um vilão para a imunidade. Sendo assim, é fundamental que você busque práticas para amenizá-lo, como: 

Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação balanceada e saudável é a chave para a qualidade de vida e para uma boa saúde. Como consequência natural, o organismo funciona de modo eficaz, logo o sistema imune também se beneficia.

Invista em alimentos variados e frescos como frutas, legumes e oleaginosas. Para se cuidar ainda mais, evite alimentos processados e de redes de fast food, pois eles não têm nutrientes e vitaminas necessários para o seu organismo. Coma com cautela e consciência.

Alimentos que aumentam a imunidade

Ter um cardápio rico em nutrientes, vitaminas e proteínas é necessário para um bom funcionamento do corpo e, consequentemente, ter uma boa imunidade. Alimentos ricos em zinco, magnésio e cobre são fundamentais para aumentar a sua proteção. Para te ajudar a escolher bons alimentos, separamos 25 opções:

1. Abóbora

Tendo o antioxidante betacaroteno, a abóbora é um ótimo alimento para o seu cardápio. Ela contém pouco carboidrato e poucas calorias, ajudando no controle do peso, e também possui as vitaminas A e C, que ajudam no fortalecimento da imunidade e para o combate de algumas doenças. 

2. Açaí

Antioxidante, o açaí ajuda a aumentar a imunidade, além de atuar e ajudar o corpo no combate ao envelhecimento. Contudo, é uma opção que possui muitas calorias, então fique atento ao consumo.

3. Alho 

Alimento que possui uma grande quantidade de antissépticos, que auxiliam no fortalecimento do sistema imune e também contribuem como bons expectorantes, ajudando na proteção de danos como infecções. É uma opção que, assim como a abóbora, possui vitaminas A e C.

4. Frutas cítricas

As frutas cítricas são importantes fontes de vitamina C, que auxiliam na redução de sintomas de resfriado, por exemplo. Eles também são antioxidantes, o que ajuda no combate do envelhecimento. Alguns exemplos são: limão, tangerina, abacaxi e morango.

5. Alimentos ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco ajudam no combate de doenças do sistema imunológico, como gripes e resfriados. Para investir nesse nutriente mineral, busque acrescentar no seu cardápio cereais integrais, sementes e algumas oleaginosas, como as castanhas.

6. Azeites

Os azeites contêm vitamina E, que auxilia na cicatrização, além de ajudar na proteção contra doenças cardíacas e câncer. Invista em azeites de uva, soja, girassol e oliva para obter esse nutriente.

7. Batata Doce

Assim como a abóbora, a batata doce contém uma grande quantidade de betacaroteno, um antioxidante que vai atuar no corpo para evitar diversos processos inflamatórios. Ela possui outras propriedades que ajudam o corpo e a saúde, por isso é amplamente consumida em dietas melhorando a qualidade de vida.

8. Caldo de frango

Proporciona vitaminas e proteínas necessárias para combater algumas doenças respiratórias, além de gerar bem-estar. Consumir esse alimento evita sintomas como congestão nasal e também pode gerar efeito anti-inflamatório.

9. Carnes, legumes e ovos

Alimentos que contêm ferro, que melhora as respostas imunológicas mediante a um agente causador de doença. Além disso, as carnes, como também os peixes, contêm zinco que fortalece nosso sistema de defesa.

10. Cebola

Assim como o alho, a cebola também possui antissépticos e é rico em substâncias que diminuem a chance de contrair algumas infecções. É um vegetal muito completo, que ainda age como anti-inflamatório, auxiliando tanto na imunidade como na queda de riscos de doenças.

11. Chás de infusão

São bebidas relaxantes que ajudam a descongestionar o nariz. Além disso, elas mantêm o corpo hidratado, princípio importante para que as taxas de defesa estejam altas.

12. Cogumelos e fungos

Aumentam a produção de citocinas (células que auxiliam no combate de infecções respiratórias) no corpo e possuem polissacarídeos, que são compostos que melhoram de forma considerável o sistema imunológico. Os cogumelos também possuem uma alta taxa de ácido fólico, que auxiliam na produção de glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do corpo.

13. Frutas

Como dito, algumas frutas cítricas são alimentos que aumentam a imunidade, mas existem outras que também vão ser essenciais para o organismo, pois são fontes de vitamina C. São elas: uva, framboesa e kiwi. Algumas frutas secas são boas fontes de vitaminas, como pistache e nozes.

14. Gengibre

O gengibre é uma opção de alimento que contém uma importante ação bactericida, logo, ele irá auxiliar na defesa do organismo. Também conta com boas doses de vitamina B6 e C, se tornando um expectorante natural que auxilia na redução de dores e inflamações.

15. Germe de trigo

Um ingrediente que está cheio de nutrientes! Tem antioxidantes, vitamina B, zinco e outras vitaminas e minerais que são essenciais para o organismo.

16. Iogurtes

Iogurtes com baixo teor de gordura consumidos em uma porção diária podem reduzir os riscos de ter gripes e resfriados. Isso ocorre graças às bactérias presentes, como os lactobacilos, que bloqueiam a multiplicação de alguns vírus que afetam o organismo humano.

Os lactobacilos também possuem propriedades probióticas, ou seja, melhoram a flora intestinal, além de ser um dos alimentos que colaboram no aumento da imunidade.

17. Lichia

A lichia é um alimento rico em vitamina C, logo, ela auxilia na imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias. 

18. Mel

O alimento contém muitas propriedades medicinais. Ele é antioxidante, o que ajuda a combater vírus e bactérias dentro do organismo.

19. Melancia

Possui antioxidantes como a glutamina, além de hidratar e refrescar. Ter esse alimento no seu cardápio fortalece o sistema imune para combater infecções.

20. Oleaginosas

Ricas em vitamina E, as oleaginosas auxiliam no combate à baixa imunidade, além de possuir muitos minerais, gorduras saudáveis e fibras. Assim como o açaí, as oleaginosas possuem muitas calorias, então devem ser consumidos com moderação.

21. Peixes

Investir em peixes como sardinha e salmão é uma opção essencial para quem quer fortalecer e aumentar a imunidade, pois eles têm porções de ômega 3. Como impacto, as artérias não ficam inflamadas ou têm a sua taxa de inflamação reduzida. Esse alimento também possui ácidos graxos, ou seja, tem funções anti-inflamatórias.

22. Pimentão

Os pimentões, sejam eles verdes ou vermelhos, são alimentos que aumentam a imunidade do corpo. Eles são fontes de vitamina C e essenciais em uma boa alimentação.

23. Repolho

Além de ser barato e fácil de preparar, o repolho é uma ótima fonte para fortalecer o sistema imune, pois conta com boas taxas de vitamina C.

24. Tomate

O tomate também possui ação antioxidante, o que o torna uma ótima opção para prevenir alguns tipos de câncer, como por exemplo, o de próstata. Também é uma opção rica em vitamina C, sendo um auxiliador para combater algumas doenças do coração.

25. Vegetais verde-escuros

Os vegetais de cor verde escura são fontes de vitamina A e de vitaminas B6 e B12, que auxiliam na resistência às infecções. Alguns exemplos para uma dieta balanceada são: espinafre, rúcula, brócolis e couve.

Invista em novas possibilidades!

Como visto e exemplificado, a natureza oferece uma gama de variedades para fortalecer o seu sistema imune. Seja com uma fruta, legume, verdura, grãos ou com algum tipo de carne, você pode variar os alimentos que aumentam a imunidade, basta uma pesquisa e um acompanhamento profissional. Ter as opções acima no cardápio ajudam o organismo a funcionar e se proteger de diversas doenças.

Sendo assim, cuidar da saúde e da alimentação é também cuidar do seu sistema imunológico. Não existem empecilhos para mudar hábitos, pois a maioria dos itens citados são de fácil acesso para todos!

Não se esqueça de buscar auxílio profissional, como, por exemplo, um nutricionista. O acompanhamento garante que o seu caso será analisado com cautela e vai te ajudar a saber o que é preciso ingerir, sejam alimentos para auxiliar o organismo ou até uma suplementação de vitaminas. Não faça adaptação por sua conta e risco!

Você já está tentando aumentar sua imunidade? Conta aqui nos comentários!

Referências

Veja 8 dicas para turbinar o seu sistema imunológico

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