Posted in:

Aprenda agora 17 alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam imunidade
Aprenda agora 17 alimentos que aumentam a imunidade
Este texto te ajudou?

Existem vários alimentos que aumentam imunidade e auxiliam o sistema imunológico a ficar mais forte.

O sistema imunológico humano não é algo tão simples, na verdade ele é um complexo emaranhado de celular cujo as respostas mediante as infeções podem ser surpreendentes.

Muitas vezes devemos interpreta-los como um aviso de que nosso sistema imune esta debilitado, quando na realidade ele esta nos provando que funciona bem.

O sistema imunológico age melhor em altas temperaturas, enquanto os gemes não se reproduzem bem nela. Por isso, por exemplo, temos febre.

Além de ser responsável por defender nosso organismo e nos manter saudáveis naturalmente.

Em épocas de mudança climática, muito desgaste ou mesmo quando praticamos atividades ao ar livre, mudando constantemente as condições da temperatura do nosso corpo é o sistema imunológico o responsável por manter nosso organismo funcionando bem.

Estar com as taxas de imunidade em dia é o que previne contágios de doenças corriqueiras, e isso pode ocorrer de forma natural, sem muitas complicações, através de dietas.

Para alcançar o objetivo de manter a imunidade alta e o corpo saudável é importante selecionar os alimentos que aumentam imunidade, e por isso, auxiliam na prevenção da aparição de doenças.

Para que nosso corpo esteja preparado e saudável para enfrentar todos esses agentes causadores de doença que nos rodeiam e necessário focar na realização de uma dieta apropriada para aumentar nossas células de defesa.

Nessa dieta devemos ingerir de forma eficaz alimentos que contenham nutrientes que influenciam de forma positiva e direta nosso sistema imunológico.

Por isso não há que desesperar, caso esteja sentindo sintomas de quem tem a imunidade baixa.

É sempre bom que, quando percebe algo de errado com seu organismo, procure um médico, mas existem alguns Alimentos que aumentam imunidade, ricos em nutrientes, e tem a capacidade de combater alguns vírus e doenças respiratórias.

Alimentos que aumentam a imunidade
Alimentos são extremamente importantes para reforçar o sistema imunológico

Como melhorar o sistema imunológico

Além de vacinas fundamentais, o leite materno na infância, outros fatores tem muito a ver com a imunidade.

A higiene adequada, tanto a pessoa como a relacionada a segurança dos nosso alimentos, o alcoolismo, o sedentarismo e o tabagismo podem afetar nossa imunidade.

Outras questões são: manter o peso adequado, o controle do estresse, o sono adequado e suficiente e uma alimentação saudável.

Sobre a alimentos que aumentam imunidade, vale lembrar que não basta apenas se centrar em algum alimento específico, mas a dieta deve ter um conjunto de alimentos importantes para nossa saúde e bem estar,

Se seu desejo for proteger seu organismo de doenças por meio da alimentação pode aumentar suas defesas reforçando todo o sistema imunológico.

Ter na rotina a atividade física e uma boa dose de descanso ajudam a reduzir as probabilidades de que as doenças apareçam.

Nutrientes fundamentais para o sistema imunológico.

É fundamental enfatizar que participar do funcionamento do sistema não é o mesmo que dizer que elas melhoram o sistema imunológico.

Essa participação não pode ser pensada como se simplesmente pelo fato de ingerir uma dose extra  de nutrientes desses alimentos que aumentam imunidade, também não é o mesmo que dizer que a falta desses nutrientes não influencia no funcionamento do nosso sistema imunológico.

Se não estamos em uma situação de enfermidade, o mais provável é que não exista efeito imediato algum na ingestão desses alimentos, logo a ingestão desses alimentos deve ser constante.

Existem suplementos de nutrientes específicos, mas nesses casos é fundamental que se faça uma visita a um profissional, visto que o excesso de nutrientes na garantem o isenção de riscos.

Pode parecer paradoxal, mas  o excesso de nutrientes também pode prejudicar as respostas do sistema imunológico.

Então… Quais alimentos que aumentam imunidade?

O caldo de frango

Proporciona vitaminas e proteínas necessárias para combater algumas doenças respiratórias, além de gerar bem estar.

Consumir esse alimento evita sintomas como congestão nasal e também pode possuir efeito anti-inflamatório.

O alho e a cebola

Esses alimentos contribuem porque tem uma grande quantidade de antissépticos. Os antissépticos auxiliam no fortalecimento do sistema imune e também contribuem como bons expectorantes.

Cardápios temperados com alho e cebola contribuem muito para o aumento da imunidade.

Cogumelos e fungos

Eles aumentam nossa produção de citocinas (células que auxiliam no combate de infecções respiratórias). Além disso, eles possuem polissacarídeos, que são compostos que melhoram muito nosso sistema imunológico.

Os alimentos cítricos

Contém uma grande dose de vitaminas C, ajudam a reduzir os sintomas de resfriado, por exemplo. Os mais indicados são: mamão, tomate, brócolis, couves, pimentões, limão, laranjas, tangerinas, etc.

Iogurtes

Também ajudam. Consumir uma porção de iogurte com baixo teor de gordura diariamente pode reduzir os riscos de ter gripes e resfriados.

O motivos?! Graças as bactérias e lactobacilos que bloqueiam a multiplicação de alguns vírus que afetam nosso corpo.

Chás de infusão

São bebidas relaxantes que nos ajudam a descongestionar o nariz.

Além de manter nosso corpo hidratado, princípio importante para que as taxas de defesa estejam altas.

A melancia

Hidratante e refrescante, além de conter uma grande quantidade de antioxidante, por conta glutamina, conhecida por ajudar a fortalecer o sistema imunitário para que se possa combater infeções, ela se encontra também em algumas carnes vermelhas.

O mel

Contém muitas propriedades medicinais. Ele é antioxidante o que ajuda a combater vírus e bactérias.

Soja

Tem ação antibacteriana e anti parasitária.

O açaí

Famoso como “super alimento”, contém altos índices de antioxidantes, que além de aumentar a imunidade, os antioxidantes podem ajudar nosso corpo no combate a envelhecimento.

Sementes de linhaça

Pode prevenir doenças como o câncer e doenças cardiovasculares.

Frutas

Framboesas, uvas e o kiwi contém antocianinas e vitamina C, que também auxiliam no aumento das células de defesa.

Frutas secas como nozes e pistache contém vitaminas E, que tem a função principal de serem antioxidantes.

O repolho

É uma fonte de fortalecimento da imunidade.

Ele é pratico e barato, por isso, podemos adiciona-lo à nossa dieta. Seja o tipo de repolho que for: branco, roxo, ou mesmo o chinês.

O repolho adicionado a sopas e caldos pode aumentar o valor nutricional da refeição.

Os azeites

Azeites como o de uva, milho, soja, girassol e oliva também contém vitamina E.

Carnes, legumes e ovos

Contém ferro, que melhora as respostas imunológicas mediante a um agente causador de doença. Além disso, as carnes como o peixe contém zinco, que fortalecem nosso sistema de defesa.

Germe de trigo

Um ingrediente que está cheio de nutrientes. Tem zinco, antioxidantes, vitaminas B e muitas outras vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo.

Substituir o gérmen de trigo em uma parte da farinhas que usamos cotidianamente em receitas assadas pode ser eficaz.

Abobora

Assim como a cenoura e a batata contem antioxidante betacaroteno. A batata doce também contém vitamina A, que esta ligada ao retardo do processo de envelhecimento e pode até reduzir os riscos de alguns tipos de câncer.

Conclusão

Algumas vitaminas e minerais, como o cobre, o ferro, o selênio, o zinco e as vitaminas B6, B12, C, D e A, participam efetivamente do funcionamento do nosso sistema imunológico.

Ao se deparar com uma situação específica de deficiência de nutrientes importantes para o sistema imunológico, a ingestão desses alimentos pode sim ter um efeito de resposta na nossa imunidade.

Logo, cuidar da alimentação é cuidar da imunidade do corpo para deixa-lo cada vez mais forte para enfrentar as doenças que perturbam o corpo humano, portanto temos esse outro conteúdo com receitas saudáveis e baratas para o seu dia a dia. Aproveite!