Alimentação

Confira a lista COMPLETA dos alimentos antioxidantes disponíveis para a sua rotina!

single image

Uma alimentação saudável é essencial para toda população mundial, porém, muitos não têm acesso ou tempo livre para preparar cada refeição. Desse modo, problemas podem surgir no organismo e, a partir dessas complicações, as pessoas buscam por opções que ajudem na recuperação e defesa do organismo. É nesse tópico que os alimentos antioxidantes ganham destaque na rotina!

Por acaso você já escutou sobre antioxidantes, o que fazem e como é possível buscar os benefícios dessas opções alimentares de maneira fácil e prática na sua vida? Então fique aqui e confira um pouco mais sobre os alimentos antioxidantes!

O que são alimentos antioxidantes?

Antes de focar nas opções disponíveis, é importante conhecer os antioxidantes. Eles são substâncias com capacidade de proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres, que também são produzidos pelo organismo.

Para regular a ação dos radicais e atrasar (ou inibir) a oxidação celular, os antioxidantes irão ter um papel fundamental no organismo. E para que isso aconteça, a alimentação tem um papel fundamental para manter tudo em ordem!

Os alimentos antioxidantes ajudam na proteção do organismo, no aumento da imunidade, no retardo do envelhecimento e ainda podem prevenir inúmeras doenças. Você confere alguns problemas que podem ser evitados logo abaixo:

  • Doenças reumáticas.
  • Alzheimer.
  • Doenças do coração.
  • Obesidade.
  • Doenças degenerativas.
  • Alguns tipos de câncer.

Ou seja, uma alimentação com opções integrais e com variação nutricional ajudam a manter o equilíbrio do organismo, evitando assim, problemas ou complicações que precisem de intervenção médica. Confira abaixo as opções disponíveis de alimentos antioxidantes!

Lista completa com alimentos antioxidantes

Você pode achar os antioxidantes em verduras, frutas, legumes, sementes e até em vitaminas. Optar pelas opções naturais ajuda a otimizar as funções do organismo, haja visto que são fontes de fibra e baixo teor de gordura. É possível achar esse componente até no cacau, mas não pense que é só comer chocolate que terá os benefícios dos antioxidantes!

Também é necessário entender que os alimentos antioxidantes são encontrados em grupos específicos de alimentos. São eles: vitaminas A, C e E, betacarotenos, fontes de selênio, quercetina, resveratrol e antocianina. Os nomes são complicados, mas para facilitar o seu conhecimento, abaixo estará a lista dos alimentos que podem ser fontes dos antioxidantes!

  1. Abacate.
  2. Abóbora.
  3. Açaí.
  4. Açafrão.
  5. Acerola.
  6. Aveia.
  7. Azeite de oliva.
  8. Batata doce.
  9. Berinjela.
  10. Cacau.
  11. Café.
  12. Caju.
  13. Castanha do Pará.
  14. Cebola.
  15. Cenoura.
  16. Cereja.
  17. Damasco.
  18. Espinafre.
  19. Feijão.
  20. Fígado.
  21. Frutas cítricas.
  22. Frutas vermelhas.
  23. Goiaba.
  24. Jabuticaba.
  25. Laranja.
  26. Limão.
  27. Linhaça.
  28. Maçã.
  29. Manga.
  30. Melancia.
  31. Morango.
  32. Mirtilo.
  33. Nozes.
  34. Pimenta.
  35. Pitanga.
  36. Própolis.
  37. Semente de chia.
  38. Tomate.
  39. Uva

A lista é imensa e ela não acaba aqui. Você pode conversar com o seu/sua nutricionista para verificar as melhores opções para o seu cardápio alimentar. O que não pode é deixar de lado essas opções, pois elas são essenciais para o bom funcionamento do organismo!

É possível comer sem preocupação?

É maravilhoso entender o papel dos alimentos na nossa saúde, porém, você não deve consumir os alimentos antioxidantes em alta! Eles possuem inúmeros benefícios como, ajudar o organismo a combater e evitar doenças, porém, o seu alvo principal, que são os radicais livres, também possuem funções importantes para o corpo.

Eles auxiliam a combater infecções e manter o equilíbrio do corpo, então mesmo com os seus problemas, eles não podem faltar no organismo. Tenha uma alimentação balanceada e sem excessos, podendo assim aproveitar os benefícios e efeitos dos alimentos antioxidantes.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Referências

Antioxidantes: o que são e em quais alimentos encontrá-los

O que são antioxidantes?

1 Comentário
  1. Dossier saúde 1 mêsatrás

    Nota 10, este post é ideal para todos que além de buscarem uma alimentação leve também cuidarem da saúde alimentar.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados