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Guia básico de alimentação para atletas numa meia maratona

Alimentação para atletas antes de uma maratona é importante para o seu rendimento
Guia básico de alimentação para atletas numa meia maratona
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Alimentação para atletas antes de uma maratona é importante para o seu rendimento
Alimentação para atletas antes de uma maratona é importante para o seu rendimento

A meia maratona é uma das modalidades favoritas entre muitos corredores ao redor do mundo, considerando isso a alimentação para atletas que disputarão a prova se torna um fator decisivo na sua performance.

Já que a distancia de 21 quilômetros e 97 metros significa completar um percurso suficiente para por em teste nossa resistência e porque permite explorar a velocidade,.

Hoje vou responder a uma dúvida que muitos atletas possuem: como deve ser a alimentação para atletas antes de uma meia maratona?

Depois de semanas, meses (e até anos de treinamento) quando um corredor decide correr uma meia maratona é necessário tomar uma serie de precauções nos dias que antecedem a prova.

Não basta treinar para correr uma meia maratona, o modo como nos alimentamos nos dias que antecedem a prova também ajudam a correr melhor e atingir as metas.

Estar em boas condições não só garante um bom tempo de prova, como também permite conseguir cumpri-la da melhor forma possível e sem nenhum tipo de complicação.

O que comer na semana da meia maratona?

A maioria dos corredores procura seguir uma dieta rica em carboidratos antes da prova, por isso muitos passam todo o dia comendo massas, arroz, batatas, etc.

Não é necessário ser extremista, até mesmo porque uma alimentação balanceada não consiste apenas no consumo dos carboidratos.

O consumo regular de super alimentos é uma boa pedida mas também é importante ingerir também alimentos saudáveis que sejam ricos em lipídios ou gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

A alimentação para atletas que disputam esse tipo de prova deve seguir uma dieta equilibrada e variada para que não te falte nada, optando por alimentos de melhor qualidade para o organismo.

Coma frutas, saladas e verduras todo dia e vá inserindo a cada dia no almoço e no jantar outro prato com arroz, peixes, ovos e carnes grelhadas.

Se sua preocupação é não ganhar peso vale rever as escolhas opte por alimentos mais magros., por exemplo, escolha carnes magras ricas em proteínas (como o frango), em vez de carnes gordurosas.

Vale substituir a manteiga pelo azeite de oliva e colocar as massas integrais ricas em carboidratos complexos no lugar das massas comuns.

O que comer na noite anterior a prova?

A alimentação para atletas na noite anterior a prova deve ser bastante equilibrada, e moderada, alimentando-se com mais ou menos 12 horas de intervalo ao momento da meia maratona.

Complete seus depósitos de glicogênio comendo carboidratos

Um pouco de proteínas e fazendo sua hidratação de maneira correta, o recomendável é tomar líquidos antes ou depois do jantas, porque a ingestão de líquidos durante a refeição pode acarretar em uma sensação de inchaço do estômago.

O que comer no café da manhã antes de uma meia maratona?
O que comer no café da manhã antes de uma meia maratona?

O que comer no café da manhã pre-prova?

A alimentação para atletas que disputarão a prova, principalmente o café da manhã do dia, da meia maratona é muito importante.

Lembre-se de respeitar a regra das três horas de digestão, por isso, faça a refeição no mínimo duas horas antes de correr.

Isso exige acordar cedo no dia da prova: se a corrida é as 10 da manha o indicado é tomar o café da manha as 7, ou 7:30 no máximo.

O que nunca deve fazer é comer algo diferente do que está habituado a comer, por isso é importante ter uma dieta regrada.

Um bom conselho é repetir o mesmo modelo de refeição duas semanas ou até mesmo no mês que antecede a prova para ter certeza que o organismo estará acostumado com os alimentos e o intestino com a digestão matinal.

O café da manha recomendado deve combinar carboidratos com proteínas.

É muito comum que o corredor tome um suco de laranja, um iogurte com cereais, frutas naturais e algumas frutas secas.

Se estiver acostuma com a ingestão de cafeína antes dos treinos pode tomar uma xícara de chá com mel, ou até mesmo café.

No momento dessa refeição não se esqueça da sua hidratação pré- prova e tome no mínimo um ou dois copos de água.

proteinas
Alimentos ricos em proteínas

Algumas dicas para a alimentação para atletas antes de uma meia maratona.

1)     Não faça mudanças bruscas em sua alimentação, nem prove bebidas e alimentos novos antes de competir.

2)     Aumente o consumo de carboidratos (como massas, arroz, batatas, pães, frutas e frutas) e diminua o consumo de proteínas (carnes vermelhas e brancas).

3)     Tome entre meio e um litro de alguma bebida esportiva que tenha carboidratos e eletrólitos.

4)     Pode ser interessante consumir mais sódio, adicionando um pouco mais de sal às comidas. As pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de aumentar o sódio em sua dieta.

5)     Hidrate-se muito bem nos dias antes da prova. Para saber se está bem hidratado vale revisar a urina. O recomendado é que esteja clara, sem cheiro e em grandes quantidades.

É fundamental o acompanhamento de um profissional para a orientação antes de uma prova desse nível, as chances de lesão e dores são minimizadas ao máximo quando a orientação acontece com uma pessoa capacitada.

 

Para isso é bom conhecer bem o treinador, se ele tem boas recomendações e qualidades. Aqui temos esse conteúdo sobre as características de um bom treinador. Aproveite!