Alimentação

Alimentação ideal – hábito ideal

single image

0612Quem não se deparou com a seguinte pergunta: Como comer certo sem deixar de comer tudo que engorda? Ou ainda, como vou sair com meus amigos se estou de dieta?

Ao contrário do que se imagina, ter uma vida saudável e hábitos alimentares saudáveis é algo totalmente possível, o primeiro passo é reconhecer para si próprio que é necessário uma mudança completa.

O segundo é disciplina e perseverança. Procurar ter uma vida saudável não é e está longe de sair com os amigos ou se tornar aquela pessoa antissocial que não pode participar de eventos ou happy-hour. Muito pelo contrário, adquirir hábitos saudáveis te dá mais energia e ânimo para fazermos muito mais coisas.

Infelizmente hoje existe muito mais acesso aos alimentos que são conhecidos como “alimentos calorias vazias”, ou seja, sem benefícios para nossa saúde. Cada dia que passa temos mais coisas a fazer e menos tempo para executar as tarefas do cotidiano, ao passo disso acabamos nos descuidando de alimentação e partimos para o que dá. E o que dá? Da pra comer um cachorro quente, dá para passar rapidinho na padaria e comprar uma coxinha ou aquele pastelzinho frito na hora com queijo derretido, aquele refrigerante geladinho, melhor ainda seria com aquele caldo de cana com gelo, só que o caldo de cana demora a ficar pronto e na pressa, vai o refrigerante mesmo que está ali de fácil alcance, basta abrir a geladeira e pegar sem falar daquela fatia generosa de pizza com muito lombinho, mussarela e para melhorar com uma super borda de catupiry.

Bem, o que mais encontramos são estes tipos de alimentos de fácil acesso e em um tanto de lojas fast-foods, recheadas de porcarias para nos atrair. A pergunta é qual a quantidade de nutrientes uma lata de refrigerante te oferece? Quão saudável é uma coxinha ou um pastel frito no lugar de uma refeição no horário do almoço? Estas devem ser suas reais preocupações!

Outra coisa que observo com frequência é a quantidade de “só hoje” que falamos de maneira errada para nós mesmos. Observe:

…menina “só hoje” vou trocar o almoço por esse X-tudo…;

…tomei refrigerante no café da manhã, mas foi “só hoje” …;

…comi aquela torta de bombom, “só hoje” no lanche da tarde…;

…comi “só hoje dois potes de açaí, não resisti, tinha granola, farofa, leite em pó, etc, etc.

Se você faz parte do time do “só hoje” deve contabilizar quantos você já usou esse semana, a situação é crítica nesse casos, porque comemos “só hoje” sem perceber pelo visto! Outro cuidado que devemos ter é com a quantidade de alimentos da moda que ingerimos tais como: potes de açaí com mil e um complementos (nada saudáveis quase sempre) sanduíche prontos basta levar no microondas e aquecer lasanhas prontas dos mais diversos sabores e gorduras saturadas. Isso tudo pode te levar a ganhar peso, logo fazer parte das estatísticas da OMS sobre obesos está fora de cogitação. Então chegamos ao fundo do poço? Sim e está circunstancia é ótimo porque como devemos proceder? Procure orientação de um nutricionista ele vai te auxiliar na alimentação, vai te ajudar a combinar os alimentos certos, vai te apresentar novos alimentos e você poderá experimentar novos sabores, novas sensações.

Outro passo importante é procurar fazer atividade física, pode começar com uma simples caminhada, busque um profissional de educação física e ele pode te auxiliar a procurar uma atividade que você tenha prazer em praticar, assim será algo prazeroso e não vera obrigação.

Hábitos saudáveis não devem ser vistos com privação de nada, aprendendo a comer de maneira correta você pode sair para qualquer lugar que sempre há algo que se encaixaria a sua dieta. Outra coisa importante de saber é que pensamos de forma errada quando pensarmos em sair com os amigos o pensamento deve vir em primeiros lugar deve ser o prazer de estar junto deles, compartilhar ideias, emoções, experiências e por último comer algo e não o contrário, afinal de contas amizade se alimenta com companheirismo, curiosidades, momentos, boas risadas e não com comida. Aqui fica a dica, mude seu hábitos se torne mais feliz e mais saudável a cada dia!

Posts relacionados