Práticas esportivas

10 motivos para procurar o acompanhamento de uma assessoria para corrida agora mesmo!

single image

É fato que o público corredor está crescendo no Brasil. Com isso, surgem também variados serviços e produtos voltados para prática esportiva. Logo, procurar uma assessoria para corrida se torna algo comum e muito necessário na vida dos atletas.

Mas, você sabe qual é a real importância de uma assessoria esportiva e como ela pode te ajudar a ter resultados mais rápidos e consistentes? É isso o que vamos te explicar neste artigo, confira!

O que são assessorias esportivas?

Explicando de uma maneira bem superficial, as assessorias esportivas são responsáveis por oferecer um acompanhamento profissional e especializado, tanto em corrida quanto em outras modalidades de exercícios. 

Não é uma regra, mas geralmente as assessorias, ou consultorias esportivas, são formadas por uma equipe multidisciplinar, que conta com: educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e outros. 

São esses profissionais que irão planejar, elaborar e aplicar um programa de treinamento focados nos seus objetivos e necessidades. É por esse motivo que os atletas que treinam com o apoio de uma assessoria acabam tendo resultados mais rápidos, mais expressivos e em um tempo menor. 

E como elas auxiliam o corredor?

O principal serviço que uma assessoria entrega para o seu atleta é a planilha de treinos. Essa planilha é montada de acordo com as especificações de cada aluno e é focada nos seus objetivos ou metas.

Existem várias análises que o preparador físico faz para preparar a planilha de cada aluno, entre elas estão: nível de iniciação, condicionamento físico, limitações físicas, análises funcionais, riscos de lesões, entre outros. 

O treinador disponibiliza esse plano de desenvolvimento para os seus atletas de tempos em tempos, fazendo as modificações necessárias ao longo do período. Os treinos podem ser revistos e remodelados de acordo com os feedbacks do aluno.

O papel da Treinus nesse processo, é oferecer um sistema eficaz e útil para assessoria e atleta. Para que dessa maneira eles possam se comunicar adequadamente e, juntos, chegarem no melhor resultado possível.

Como escolher a assessoria ideal?

Antes de mais nada, é importante saber que as assessorias de corrida são indicadas para todos os tipos de atletas. Desde os mais iniciantes até os maratonistas e competidores profissionais. 

E também é importante que você saiba que existem muitas diferenças entre as assessorias e os serviços que elas prestam. Por isso é tão importante que você escolha aquela que mais se encaixe no seu perfil. Então, segue algumas dicas:

Fique de olho nos profissionais!

Quando estiver pesquisando, avalie o perfil dos profissionais que fazem parte equipe, ou que são parceiros da assessoria. Lembrando que é indispensável que todos os treinadores possuam o CREF (que é o registro profissional da Educação Física). 

Flexibilidade e comodidade

A flexibilidade dos horários e comodidade no acesso aos locais de treinos são fatores que devem ser decisivos na hora de escolher por um serviço desse tipo. Treinar sempre sozinho pode oferecer maiores riscos de lesões por falta de preparo na hora de dosar a carga de exercícios. 

Os pilares de trabalho de uma assessoria para corrida são: avaliação, montagem e acompanhamento do treino. Ou seja, ao contratar uma consultoria, você garante que estará sendo assistido por profissionais preocupadas com a eficiência e segurança dos seus exercícios. 

Treinar em grupo e com uma orientação profissional de qualidade faz com que, tanto os atletas mais experientes quanto os amadores se unam em busca do melhor resultado. Fora que a equipe dá uma mega motivação nos dias de mais cansaço ou preguiça.

Modalidades oferecidas

Tenha em mente que uma assessoria esportiva pode trabalhar com uma série de modalidades diferentes ou focar em se especializar em apenas uma modalidade. Neste caso, é importante que o atleta avalie quais são as suas necessidades e quais benefícios ele precisa. 

As consultorias esportivas podem oferecer orientações para diversos tipos de atividades físicas: caminhada, corrida, ciclismo, triathlon, musculação, fortalecimento, funcional e diversas outras modalidades. 

Acompanhamento à distância

Como o tempo das pessoas está cada vez mais corrido, muitas assessorias oferecem a possibilidade de treinar o aluno à distância. Mesmo nesses casos, os atletas são acompanhados individualmente e há sempre um cuidado para que eles tenham suas dúvidas sanadas e evite lesões. 

Atendimento personalizado

Sem dúvida o atendimento e cuidado da assessoria com os seus atletas deve ser o ponto de maior peso na hora da escolha. Ter apenas o acesso às planilhas criadas não é o suficiente para um resultado duradouro. É importante que você se sinta confortável e motivado pelo seu treinador.

Facilidade no acesso às planilhas

Um fator que pode incomodar muitas pessoas é a dificuldade de ter acesso às planilhas de forma simples. Por isso, as assessorias que contam com a Treinus, ficam muito à frente em qualidade. Elas se preocupam em oferecer um sistema rápido e prático para os seus atletas acessarem os treinos e darem feedbacks.

Motivos para contratar uma assessoria

Se mesmo depois de ler tudo isso você ainda tem alguma dúvida se precisa ou não de uma assessoria de corrida, nós vamos te ajudar! Veja quais são os motivos pelos quais procurar o acompanhamento de uma assessoria esportiva é tão importante:

1) Motivação

Uma das principais causas do abandono de um programa de treinamento é a falta de motivação. As assessorias esportivas qualificadas proporcionam estrutura e responsabilidade, além disso, elas te ajudam a desenvolver um estilo de vida que fomenta a saúde.

2) Programa personalizado

Como falamos anteriormente, uma assessoria para corrida é responsável por criar um programa de treino personalizado para as necessidades e objetivos de cada atleta. Isso torna o treino mais eficaz e ajuda a maximizar os resultados.

3) Melhoramento técnico

Se você já pratica atividades físicas constantemente, uma assessoria para corrida te ajudará a melhorar sua técnica, através da apresentação de programas de treinamento e exercícios específicos para os seus pontos de melhoria. Isso é excelente para aquelas pessoas que se sentem estagnadas nos resultados dos exercícios. 

4) Assistência ao iniciante

Se você é principiante, contratar uma assessoria para corrida é fundamental para sua instrução física. Principalmente por ela ser capaz de proporcionar segurança, conhecimento e um caminho a ser seguido.

5) Segurança no treino

Uma assessoria para corrida vigia sua forma física, seus hábitos e informa sobre seus limites. A maioria de nós tende a ignorar os sinais sutis que nosso corpo proporciona, por isso, uma assessoria para corrida de qualidade vai orientar o aumento ou a diminuição de seus esforços, observando suas necessidades.

6) Treinar de onde quiser

As consultorias de corrida mais antenadas, já proporcionam versatilidade na hora do treino. O acesso fácil de qualquer dispositivo móvel, ou computador, a qualquer horário permite flexibilidade, comodidade e agilidade no acesso ao seu programa de treinamento.

7) Melhor uso das ferramentas

Com a ajuda da assessoria você será capaz de analisar melhor os dados que as ferramentas de corrida proporcionam (relógios esportivos, tênis, monitores cardíacos, entre outros) e ter um melhor desempenho de todas elas.

Ao usar seu equipamento durante o treino, você pode em seguida, transferir os dados para dentro do sistema Treinus. Assim o seu treinador terá informações mais precisas do seu desempenho e poderá montar os próximos planos com mais eficiência. 

8) Comunicação rápida e eficaz

A troca de mensagens com os treinadores facilita o acompanhamento profissional do seu treino e ajuda a te motivar durante todo o processo. Assim, você consegue ficar ciente da sua performance e é capaz de visualizar melhor o seu desempenho e progresso nos treinamentos. 

9) Grupos de treinamento

Contar com uma assessoria para corrida de qualidade permite que você se conecte-se com outros atletas e realize treinamentos esportivos com outras pessoas do equipe. Isso é excelente para te motivar no dia-a-dia e para dar aquele gás especial na hora dos treinos. 

10) Planilhas de treinos

Seu treinador irá montar plano de treinamentos frequentemente e te enviar. Com essas planilhas em mãos, você deve seguir o plano afinco para ter os resultados esperados e qualidade nos treinos.

E muitos outros motivos!

E ai? O que você achou dos motivos indicados aqui? Ficou faltando alguma coisa, ou ficou com alguma dúvida? 

Então deixe nos comentários que quem sabe a sua dúvida não é a de outras pessoas!

Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse é só assinar a nossa newsletter e nos seguir no Instagram.

Posts relacionados