Posted in:

8 provas de corrida e triathlon para você conhecer melhor e se desafiar

Muitas pessoas acabam, por desconhecimento, utilizando os termos errados para se referir a provas esportivas. Se você é amador, será que já não deu alguma bola fora ao dizer que quer correr a maratona da São Silvestre?

8 provas de corrida e triathlon para você conhecer melhor e se desafiar
Este texto te ajudou?

Se você é atleta ou treinador eu aposto que já ouviu as pessoas comentando sobre querer participar de provas, mas perder a coragem por achar que não se adequam ao perfil. Muitas pessoas acabam, por desconhecimento, utilizando os termos errados para se referir a essas distâncias. Se você é amador, será que já não deu alguma bola fora ao dizer que quer correr a maratona da São Silvestre?

Para tirar qualquer dúvida sobre essas distâncias e te ajudar a escolher seu próximo desafio, fizemos uma seleção de 8 delas para explicar melhor como funciona.

Corrida de rua

5km, 10km: São as corridas mais populares no calendário brasileiro, em que a distância contemplam 5k/10k/18k. Não há nomenclatura específico para elas. Apesar de acontecerem muitas provas de 5k essa ainda não é uma distância homologada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Elas acontecem com o objetivo de tornar mais acessível a participação das pessoas nas provas.

Meia Maratona: Provas em que a distância corresponde a metade de uma maratona, ou seja: 21,1 km. Um exemplo de meia maratona é a Asics Golden Run que acontece anualmente em vários países da América do Sul.

Maratona: Quando se trata de corrida de rua é a maior distância das provas. Corrida cuja distância é de 42,195 km. Muitas pessoas confundem algumas provas e costumam dizer, por exemplo, que a São Silvestre é uma maratona, o que é um engano. A São Silvestre é uma prova internacional com a distância de 15km, ou seja, ela se enquadra em nosso primeiro tópico. Ao redor do mundo, há uma série de maratonas que atraem atletas do mundo todo. No Brasil, podemos destacar as do Rio, São Paulo e Porto Alegre.

Triatlhon

Short Triathlon: Com 750 metros de natação, 20 quilômetro de ciclismo e 5 quilômetros de corrida é a distância inicial do triathlon. Este modalidade é a indicada para quem quer começar no esporte.

Distância standard ou Distância Olímpica: É a distância reconhecida pelo Comitê Olímpico e oficial desde Sydney em 2000. São 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

70.3 Ironman:  O padrão dessa modalidade é a metade de um Ironman. Com 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,097km. No Brasil temos as provas das franquias Challenge e Ironman como as mais conhecidas.

Full Ironman: Uma das provas mais desafiadoras do mundo, o IronMan é sonho de consumo de muitos atletas profissionais e amadores. A prova consiste nas seguintes distâncias: 3,8km de Natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida, em sequência! No próximo mês, acontecerá o Ironman em Kona no Hawaii que podemos destacar a participação dos Brasileiros Thiago Vinhal, Igor Amorelli no profissional e Cláudia Dumont, dentre os 61 brasileiros. Estamos aqui na torcida!

Ultraman: Ainda mais exigente que o Ironman é a maior prova do Triathlon. Ao todo são 515km somando natação, ciclismo e corrida divididos em 3 dias! Imagina isso!!!

Atleta profissional ou amador o importante é identificar a prova que mais se adequa ao seu condicionamento físico. E aí, qual vai ser o seu próximo desafio? Conte para a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.