Posted in:

5 mitos sobre o Crossfit

5 mitos sobre o Crossfit

5 mitos sobre o Crossfit
Este texto te ajudou?

Amado por muitos, temido por outros. O CrossFit, como qualquer outra prática esportiva que ganha muitos adeptos vem sendo categorizado como prática perigosa.

O CrossFit pode ser pensado como uma prática que tem como fundamento o junção de várias atividades. Os primeiro treinos de CrossFit foram criados para fazer parte de um método integral nos estados unidos há mais ou menos 50 anos. Logo após foi amplamente multiplicado em escolas militares e hoje já está no catálogo da maioria das academias do mundo.

Se você deseja saber mais, já explicamos aqui como funciona o treino de CrossFit

A grande popularidade dessa prática se deve a dois fatores principais:

* Ganhou fama por ser um esporte altamente exigência (High Intensity Interval Training).

* Ser considerado uma prática de extremo perigo.

Para evitar dúvidas e desinformações nesse texto você irá conhecer 5 mitos sobre o CrossFit.

 

O que é crossfit:

É uma prática que trabalha resistência, força física, potência, flexibilidade e equilíbrio. O CrossFit é um treinamento funcional baseado em exercícios que variam de acordo com os grupos e que são realizadas sempre em alta intensidade.

Ou seja: O Crossfit é um programa de condicionamento embasado no treinamento constante e variado de movimentos funcionais que se desenvolvem em alta intensidade.

 

Mitos sobre o Crossfit

 

1) ”É uma moda passageira”

O CrossFit já existe a mais de 50 anos. Se fosse uma moda passageira não estaria até hoje se aproximando dos mais diversos públicos e aumentando a cada dia o número de praticantes.

 

2) ”É um esporte para homens”

Mulheres também podem praticar CrossFit e algumas chegam a alcançar níveis maiores que alguns companheiros do sexo masculino. Práticas CrossFit não torna nenhuma mulher “menos feminina”

3) ”É muito fácil ter uma lesão fazendo CrossFit

Obviamente existem riscos de lesão ao praticar CrossFit. Porém, os riscos são os mesmo que se tem ao praticar qualquer outro esporte de alta intensidade.

Realizando essa atividade com o nível de esforço adequado e com uma postura correta o CrossFit não apresenta nenhum risco.

4) ”Você praticamente morre de cansaço em cada treinamento”

Como o CrossFit trabalha com a psicologia positiva, muita gente entende mal a máxima do “faça o melhor que você pode”. Porém, com a popularização dessa prática muita gente vem percebendo que ninguém está sendo castigado por se esforçar 100%.

A maioria dos coachs irão te apoia para que você chegue a uma intensidade alta, mas que permitirá terminar o treino.

5)CrossFit é muito caro”

É um fato que nem todo mundo pode entrar para uma academia de CrossFit. Mas ser sócio custa quase o mesmo que qualquer academia de malhação.

A diferença é o treinamento: no CrossFit você terá uma vaga com um grupo que será supervisionado por um coach. As normas afirmam que os grupos não devem ter mais de 12 pessoas.

Grupos menores , acompanhamento de um profissional e constante feedback são os motivos do preço mais alto.

Não é somente porque o Crossfit é uma prática de alta intensidade que oferece mais riscos que outras atividades físicas. Nesse caso, como em qualquer outro esporte, o treinador é elemento fundamental para garantir que a atividade possa ser realizada da melhor maneira possível pelo praticante.

Além disso é muito importante estar atento para não acreditar em mitos que circulam por aí. Como um treinamento funcional o Crossfit oferece diversos benefícios para seus praticantes: independente de idade, sexo ou nível de treinamento que a pessoa tenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.