Qualidade de vida

Saiba aqui 9 dicas para aumentar a sua imunidade!

single image

Para ter um corpo em equilíbrio e com um bom funcionamento, boas práticas podem ser adotadas para regular o organismo. Dentre as ferramentas do cotidiano, algumas dicas para aumentar a imunidade são bem-vindas para proteger o corpo contra agentes invasores e evitar doenças.

Sendo assim, investir na manutenção do corpo é uma meta que todos devem ter para garantir o bem-estar e a qualidade de vida, evitando então problemas respiratórios ou cardiovasculares, por exemplo. Como impacto, ao cuidar do seu corpo e investir na imunidade, caso venha a desenvolver alguma deficiência pelo contágio de doenças, a recuperação ocorre bem mais rápido.

O que é imunidade?

A imunidade faz parte do sistema imunológico e é responsável pela defesa do corpo contra agentes patógenos, ou seja, células que invadem o corpo e podem causar alguma alteração no funcionamento do seu organismo.

Ela vai ser responsável na prevenção de doenças comuns do dia a dia, como a gripe e resfriado e também consegue combater doenças mais graves, como é o caso da destruição de células cancerígenas. Sendo assim, investir na imunidade alta vai auxiliar no combate e na prevenção desses problemas no organismo. Além disso, aliar as dicas com uma boa alimentação e atividades físicas garante saúde e bem-estar.

Dicas para aumentar a imunidade

Vários mecanismos podem ser executados para melhorar o desempenho do seu corpo. Separamos 9 dicas para te ajudar a aumentar sua imunidade:

1. Invista na alimentação

Ingerir alimentos saudáveis e naturais é uma ótima dica para aumentar sua imunidade e manter a qualidade de vida, pois seu corpo vai trabalhar de forma mais natural e eficaz, logo, o sistema imune terá melhores respostas para defender seu organismo.

Assim, busque por opções que possa comer de forma moderada e que supram as calorias necessárias do seu dia. Dentre os alimentos que aumentam a imunidade, algumas opções são essenciais!

Frutas

Invista nas opções como morango e laranja, pois são ricas em vitamina C. São ótimas fontes de nutrientes e podem ser consumidas de diferentes formas, como em sucos, por exemplo.

Outras frutas cítricas como abacaxi, limão e tangerina são ótimas opções de consumo, pois, além das vitaminas, são antioxidantes e auxiliam no combate ao envelhecimento. 

Carnes

Outra opção que serve como uma das dicas para aumentar a imunidade são as carnes, como frango e peixe. São alimentos que contêm ferro, o que auxilia nas respostas imunológicas, além de possuírem zinco, vitamina que fortalece o nosso sistema de defesa.

Algumas opções de peixes como salmão e sardinha são fontes essenciais de Ômega 3, que também é ideal para potencializar a imunidade. Além disso, ainda são carnes que têm funções anti-inflamatórias.

Oleaginosas

A maioria das oleaginosas são ricas em vitamina E e ajudam no combate à baixa imunidade, além disso, elas possuem fibras, gorduras saudáveis e alguns minerais importantes para o corpo. Algumas opções como avelã, pistache e amêndoas são boas opções de consumo.

A lista de alimentos que são fontes de vitaminas ou probióticos é vasta, podendo chegar até ao consumo de leite e derivados para ajudar na defesa do seu corpo. Para se cuidar ainda mais, evite alimentos processados. Saiba comer com consciência e evite excessos!

2. Pratique atividades físicas

Sair do quadro de sedentarismo é necessário para ajudar o sistema imune, sendo assim, praticar atividades físicas de forma regular vai aumentar a defesa do corpo, pois ele não estará em inércia. Na prática contínua dos exercícios, algumas células específicas como os linfócitos terão a sua taxa aumentada, logo, a fabricação de anticorpos para destruir agentes invasores no sangue terá um maior volume.

Como consequência, seu corpo fica protegido e você consegue manter uma rotina de atividades físicas, seguindo o recomendado pela OMS de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos.

3. Beba bastante água

Além de ajudar na hidratação do corpo, a água consumida nos parâmetros necessários vai garantir que as vias aéreas fiquem úmidas e, como consequência, evita que alergias e infecções atinjam o seu corpo.

Outro impacto do consumo ideal de água é a renovação celular, então não se esqueça de beber o recomendado de, pelo menos, 2 litros por dia.

4. Tenha hábitos de higiene

Estamos falando da imunidade, então tome todo o cuidado com o seu corpo. Manter cuidados básicos de higiene é o mínimo que todos podem fazer para manter a harmonia do corpo, então lave as mãos com sabonete com frequência, use álcool em gel caso esteja na rua e tenha tido contato com objetos que muitos passaram a mão e escove os dentes com frequência.

Buscar os cuidados básicos de higiene e os tornar um hábito é necessário para manter o corpo saudável e afastar doenças e infecções.

5. Evite o estresse

Um grande vilão para a queda da imunidade é o estresse causado por rotinas atarefadas, além de preocupações em excesso. Isso faz com que você tenha pensamentos de carga negativa, o que também não é bom para o seu emocional e para a saúde mental.

Algumas boas práticas podem ser feitas para amenizar o estresse:

Meditar

Ao meditar, uma das consequências será a redução de pensamentos, logo, problemas do dia a dia não estarão em destaque na sua cabeça. Além disso, com o controle da respiração e com os diversos tipos de meditação, você garante bem-estar, paz interior e aumento de produtividade.

Como impacto, o estresse diminuirá, o que vai ajudar a não gerar uma queda na imunidade.

Focar na respiração

Ter a respiração natural ajuda a inspirar um ar que será tratado e não terá tantos poluentes, ou seja, buscar a respiração pelo nariz vai ajudar na sua qualidade de vida, além da redução de doenças respiratórias.

Rotina Saudável

Por fim, ajustar seus horários com as práticas de atividades físicas e os seus hobbies auxilia na criação de uma rotina saudável. Então, ter tudo escrito ajuda na queda do estresse, pois você terá organização e praticidade no dia a dia. Para além, uma rotina indica adaptação e flexibilidade, então ela sempre estará mudando, seja em ocasiões de trabalho comum ou até em home office.

6. Durma Bem

Ter o sono em dia é um dos fatores que mais impactam na saúde do corpo e no funcionamento da imunidade. Pessoas que dormem pouco não têm a devida disposição, além do cansaço, tanto físico como mental.

Os impactos são:

  • Falta de produtividade
  • Dispersão
  • Possibilidade de insônia.

Sendo assim, durma de 7 a 8 horas por dia e não acredite no mito de que, se dormir pouco na semana, é possível recuperar dormindo mais no fim de semana. Isso não ajuda a regular o organismo.

7. Tome Sol

Um das dicas para aumentar a imunidade é a absorção de vitamina D, pois é uma aliada do sistema de defesa do corpo. Além de combater doenças autoimunes, ela ajuda no fortalecimento dos ossos e favorece a força muscular. Sendo assim, invista na vitamina D. Lembre-se de que ela pode ser absorvida tomando sol diariamente, por pelo menos 15 minutos.

8. Evite Álcool

O consumo de bebidas alcoólicas reduz a resposta do sistema imune, além de não ser saudável consumir em excesso esse tipo de bebida. Beba com moderação e não faça da ingestão desses líquidos algo constante, pois leva ao vício.

Tudo na vida precisa de um equilíbrio, então saiba dosar as suas vontades.

9. Evite excessos

Por fim, evite excessos como um todo, seja de tabaco, álcool, exercícios físicos intensos, entre outros. Todo e qualquer tipo de exagero não é benéfico para o corpo, então saiba reduzir as cargas e identifique o que é prioridade na sua vida.

Como dito, os excessos também irão diminuir a resposta da imunidade, então faça uma coisa de cada vez, sempre buscando por hábitos saudáveis.

Agora é sua vez de fortalecer a imunidade!

Você viu aqui 9 dicas para você turbinar a sua imunidade! Toda ajuda é essencial para manter o corpo ativo e saudável. Sem ele em ordem, não conseguiríamos fazer metade das tarefas do nosso dia a dia.

Espero que tenha gostado do conteúdo. E não esqueça de assinar a nossa newsletter!

1 Comentário
  1. Avatar
    Anônimo 4 semanasatrás

    Adorei já prático exercícios em casa e tomo 20 minutos de sol todos os dias sigo minha alimentação correta

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados