Posted in:

4 principais motivos para nadar no mar

4 principais motivos para nadar no mar
Este texto te ajudou?

natacao_marPor: Mario Jorge Hilarino

Muita gente quer treinar no mar mas quando o verão começa a se despedir e a temperatura ambiente ameniza no outono, é normal muita gente que nunca treinou no mar deixar de ir experimentar e conhecer os benefícios da natação no mar nesse período, seja para praticar triathlon, maratonas aquáticas, seja para treinar de forma competitiva, para qualidade de vida ou puramente treinar de forma mais lúdica. Esse período que dura entre outono e o início do verão existem muitos benefícios em treinar a natação no mar, tentarei citar alguns a seguir.

1 – Água no verão sempre está gelada nas outras estações está quente

Ao contrário do que as muitos acham o mar no inverno é quente, isso mesmo água variando entre 21 e 23 graus, no verão existe um fenômeno chamado ressurgência que faz com que as águas geladas das profundezas cheguem à orla e aí sim ficam bem geladas, alguns dias até mesmo chegando abaixo de 14 graus, a diferença é o sol escaldante do lado de fora, quem nada no mar sabe do que estou falando! Então essa é a hora de você pular da cama com frio, chuva, vento ou não e dar o start no seu treinamento ou então, qual será a sua próxima desculpa?

2 – Limpe sua mucosa nasal

Existe uma técnica da Yoga chamada Jala Neti que é usada para limpar as narinas através da condução de água pela cavidade nasal. Ele é indicado para eliminar a mucosidade acumulada na cavidade nasal, desobstruir os orifícios de drenagem dos seios faciais evitando a sinusite, fazer a assepsia do local e como profilático para gripes e resfriados. Essa limpeza estimula os olhos e melhora a visão, o seu uso é realizado com uma solução de água e sal. Ao nadar no mar você consegue o mesmo efeito além de ter outros componentes químicos na água do mar como iodo que é um importantíssimo componente estimulador da tiroide, uma glândula que regula o metabolismo.

3 – Cure ou amenize suas alergias e problemas respiratórios

Quando o verão se vai é o momento ideal para treinar a natação no mar, ao nadar no mar além de exercitar toda a musculatura inspiratória e expiratória e limpar as mucosas nasais, você não respira vapor de cloro enquanto nada, além disso você está num ambiente aberto, sua temperatura corporal aumentou enquanto você se aqueceu nadando e diminui após sair da água ao término gradativa e naturalmente sem artifícios.

4 – Quem treina natação no mar não deixa de treinar por frio ou chuva

É normal recebermos emails ou ligações de alunos novos ou de pessoas querendo saber se em dia de chuva, muita chuva ou frio teremos treinos, a resposta sempre é sim, afinal de contas quando entrar no mar vai se molhar não é mesmo? Mas um fato interessante é que quem treina há alguns meses normalmente não falta aos treinos mesmo com chuvarada ou frio, e o motivo é sempre o mesmo, o bem estar que a natação no mar cria e a disposição que dá pós treino, todos relatam muita energia depois e ao mesmo tempo uma tranquilidade.